Educação para a paz | Acessibilidade e inclusão como educação. A paz, corolário da segurança, é condição para a prosperidade e desenvolvimento e, nessa medida, é basilar às atividades humanas para a vivência em sociedade [1] . A educação para a Paz , situa-se no horizonte que une o “real”, tendo presente as prática já consolidadas nos sistemas educativos, e o “possível”, através das transformações sociais que visam construir sociedades mais justas, mais inclusivas e mais sustentáveis. Nas palavras de D’ Ambrosio (2001 apud Moreira, 2020, p. 3), “as dimensões múltiplas da paz, isto é, paz interior, paz social, paz ambiental e paz militar, (…) devem ser os objectivos primeiros de qualquer sistema educacional…” . Esta tríade, interioridade, convivência social e cuidado ambiental, ponta para uma educação capaz de moldar hábitos quotidianos que promovam a tolerância e a solidariedade, como salienta Pureza (2001, p. 16 ...
Neste blog, pretende-se debater os efeitos da educação digital enquanto ferramenta ao serviço de alunos e docentes em sintonia com padrões internacionais, bem como os seus efeitos na relação entre a comunidade escolar e os agentes sociais que orbitam ao seu redor, de modo a facilitar e garantir um ensino cada vez mais inclusivo, equitativo, dialogante e acessível a todos os alunos, contribuindo assim para uma Educação para uma globalização de rosto humano.

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